Temas deste episódio: O episódio 25 do Radar USA tem um convidado muito especial: João Ferrão dos Santos!
Há histórias que se escrevem a si próprias nos momentos em que o acaso encontra a sorte e a determinação. Esta é uma delas. Seis meses depois do lançamento do ChatGPT em versão beta, uma ousadia da OpenAI que vai mudar o rumo da Inteligência Artificial, um empreendedor português descobriu como usar o bot conversacional para criar um negócio super lucrativo em poucos dias.
Quando João Ferrão dos Santos, que estava a trabalhar como nómada digital em Banguecoque, leu um tweet interessante de Jackson Fall sobre pedir ao ChatGPT que criasse uma empresa. Ferrão dos Santos mudou as variáveis e achou que seria interessante perceber o que a máquina faria com mil euros de capital inicial e apenas uma hora de trabalho por dia do seu co-fundador humano.
A máquina criou um negócio escalável e fácil de começar, mas nada na AIsthetic Apparel é disruptivo ou estupidamente inovador. É um negócio simples, que oferece um produto que há no mercado aos pontapés, e ainda assim tornou-se viral. Vendeu mais de 12.500 euros de produto no primeiro mês sem qualquer marketing nem grande equipa, apenas João, dois amigos dinamarqueses e o fiel ChatGPT, que a cada semana parece afiar melhor as suas respostas e interações. Como se explica isto?