Neste episódio, a tripulação da Nau explora a AntártiCa, mas não sem antes passar pelas paisagens vinhateiras (e ligeiramente mais quentinhas) de Itália em busca de dois pedaços de metal que embaraçam ainda mais o voo espacial Europeu.
O que é certo é que a AVIO, a fabricante italiana dos lançadores Vega, perdeu dois dos últimos tanques de propelente que produziu e sem os quais o último voo do Vega não pode descolar! Será que se arranja uma solução à MacGyver para o problema?
Na segunda parte do programa, o Gonçalo ficou tristonho por não participar na conversa do episódio anterior e pediu para aprofundarmos o tópico, levando a tripulação a discutir de que forma a exploração dos pólos terrestres pode ser um espelho da exploração espacial.
Gostaste desta conversa? Então deixa-nos 5 estrelas ou um comentário na plataforma onde nos estás a ouvir. E se queres mais conteúdo nosso, não te esqueças de subscrever o podcast no teu agregador de podcasts favorito, no YouTube e nas redes sociais! Para dúvidas ou sugestões, podes contactar-nos através das redes sociais ou por email: nauespacialpod@gmail.com.
🔗 Redes sociais & links úteis:
⏰ Carimbos temporais:
- 00:51: AVIO perde dois tanques de propelente do Vega AVUM
- 14:48: As missões humanas à AntártiCa
- 37:25: Conclusão
💩🧻 Errata:
- Aos 04:35, o Tiago, referindo-se ao caso do assalto aos Paióis de Tancos, fala no ex-Ministro Eduardo Cabrita. Na verdade, esse Ministro não esteve diretamente envolvido nesse caso. Pedimos desculpa pela confusão.
📚 Materiais adicionais e fontes dos temas abordados:
AVIO perde dois tanques de propelente do Vega AVUM
As missões humanas à AntártiCa e o paralelismo com a exploração espacial
- 🇬🇧 A equipa DC19 antes de sair da estação Concordia, no website da ESA
🎵 Música: "Let It In" de Josh Woodward. http://joshwoodward.com/