A homossexualidade deixou de ser considerada doença há 30 anos, segundo normativa da Organização Mundial de Saúde. Já antes, em 1973, a Associação Americana de Psiquiatria tinha retirado a homossexualidade do “Manual de Perturbações Mentais de Referência”.
O combate à discriminação relacionada com a orientação sexual tem tido avanços, mas lento está o caminho para que pessoas com identidades de género diferentes sejam aceites sem preconceitos ou tabus numa sociedade mais inclusiva.
Mas afinal qual é a diferença entre orientação sexual e identidade de género? Ainda se pensa que a homossexualidade é uma doença e que pode ter cura? Ainda falta muito para que as pessoas LGBTI+ estejam plenamente integradas na sociedade? E o que é uma pessoa trans?
Neste episódio do podcast "Isto é Psicologia" procuramos respostas com Carla Moleiro, psicóloga e professora no ISCTE, com trabalho desenvolvido na área das minorias sociais e com António Vale, activista pelos direitos humanos, e presidente da AMPLOS – Associação de Mães e Pais pela Liberdade de Orientação Sexual e Identidade de Género.
—
Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/istoepsicologia/message