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Podcasts – O Desporto está em alta

Desporto em Alta

Em cada episódio do podcast “Por Dentro Com…”, a Elisabete Costa conversa com o Tiago Loureiro, especialista em SEO e redes sociais, sobre as novidades no mundo dos podcasts. Desta vez, fica um olhar especial sobre o Spotify para Podcasters e sobre um novo estudo, realizado a propósito do consumo de conteúdos digitais sobre Desporto, nos EUA, que revela que o Desporto está em Alta

Elisabete Costa

Hoje trazes dois temas que são importantes e que é preciso seguir com alguma atenção, pelo menos, por quem anda nestas coisas dos podcasts, não é assim ?

Tiago Loureiro

É mesmo isso! Dois temas que me parecem extremamente relevantes para a atualidade e como tal, vamos aqui desenvolvê-los um pouco. Um deles dá-nos aqui uns “insights” específicos sobre a indústria dos podcasts desportivos. E o outro é sobre plataformas. E podemos começar por esta última. O Spotify saiu da IAB – Interactive Advertising Bureau – que, em português, é algo como a associação de publicidade digital. É uma associação que junta à mesma mesa todos os players da indústria – os publishers, agências, empresas tecnológicas, plataformas, etc, etc – com o objetivo de definir normas e padrões para a indústria, ou seja, dar-lhes alguma ordem.

O Spotify sai do IAB

EC

E o que é que significa esta saída do Spotify da IAB?

TL

Como Eu disse no início, é algo para seguirmos com alguma atenção e, desta forma, perceber melhor o real impacto deste movimento. Porque, neste momento, ainda não temos assim muitos sinais do que pode acontecer. Mas para já, o que é que sabemos? Sabemos que eles vão fazer uma pausa para reavaliar o seu papel na organização. Isto foi dito por um porta-voz do do Spotify for Podcasters. Mas se juntarmos 2 + 2, ou seja, se nos lembrarmos do despedimento coletivo que aconteceu no final do ano passado e também com o cancelamento do podcast “Heavyweight” que foi considerado pelo New York Times o melhor podcast de 2023 e também o cancelamento do “Stolen”, que foi o podcast, ganhou um Pulitzer, ficam aqui muitas perguntas na nossa cabeça, não é ?

EC

Está a fala de desinvestimento no formato podcast?

TL

Não sei qual vai ser o futuro! O que é que vai acontecer? Qual é que será o futuro do Spotify para os Podcasters? Vem uma reestruturação profunda? Uma plataforma completamente diferente ? Acho que é que é mesmo importante é estarmos atentos aos próximos passos, afinal, é o player com maior impacto a nível mundo.

Mas podemos passar aqui agora para um assunto mais leve, mas que nos traz algumas luzes que nos podem guiar no mundo dos podcasts do desporto.

Tudo porque saiu um novo estudo de 3 respeitosas entidades: a Edison Research, que já aqui falámos noutros episódios, o Grupo M, que é um grupo de agências de comunicação 360 e ainda pela Sirius XM, que é detentora de muitas coisas no mundo do áudio, entre as quais a plataforma, sobejamente conhecida, o Soundcloud.

Desporto: um tema em alta

EC

Então vamos lá a esse estudo. O que é que ele nos diz ?

TL

Em primeiro lugar, dizer que, mais uma vez, há um estudo que incide sobre o mercado Norte Americano. Não é propriamente um mercado muito próximo do nosso, mas acho que ainda assim conseguimos tirar daqui algumas conclusões.

EC

Pode ser que eles antecipem um pouco no tempo, aquilo que vai acabar por acontecer por cá…

TL

Exatamente! É uma tendência que acabará por chegar cá.

E o que nos diz este estudo? Diz-nos, acima de tudo, que os fãs de desporto passam cerca de 2 horas por dia a consumir conteúdos deste tipo. Conteúdos desportivos.

Isto pode parecer muito tempo, mas se nós pensarmos um bocadinho em toda a oferta que existe, ou seja, as antevisões dos jogos, que acontecem durante toda a semana, as análises ao jogo, as novidades do mercado, os debates facilmente, um amante de desporto consome este tempo deste tipo de conteúdo e nós estamos só a falar de futebol. Estamos a falar do desporto em geral, ou seja, também há amantes de futsal, de fórmula 1, de basquetebol… Enfim, toda uma panóplia de modalidades que os podcasts de desporto podem aproveitar, afunilando aqui mais um bocadinho as suas audiências.

Neste estudo, percebemos também que os fãs de desporto não só gostam de saber do desporto da sua cidade e da sua equipa favorita, mas gostam de saber também da vida pessoal dos atletas, das roupas que escolhem, do calçado que usam, dos carros que conduzem… Enfim uma série de coisas, até as posições políticas que defendem.

Um Filão a Explorar

EC

E tudo isso pode dar bons conteúdos ?

TL

Muito bons conteúdos. E só para finalizar com um exemplo, para quem não ficou muito convencido com isto que nós estamos aqui a dizer. Basta perceber o fenómeno recente do Taylor Swift e do Travis Kelce. O jogador de futebol americano e a cantora têm tido um enorme impacto em todos os conteúdos de media nos últimos meses. Todos clicam em qualquer coisa que tenha a ver com o casal. É um filão a explorar.

Para ouvires o episódio completo, clica AQUI.