Tudo o que precisas de saber para criar um podcast de sucesso.
Os podcasts ganham cada vez mais força no mundo digital. É difícil quantificar o consumo de podcasts em Portugal dado que a sua distribuição é bastante descentralizada. No entanto, ao olhar para o estudo da Reuters realizado em 2020, constata-se que 40% dos utilizadores de internet em Portugal escutaram pelo menos um episódio de podcast no período em análise.
Então, como criar um podcast? Segue os passos.
1 – Planeamento
Definir o tema
Escolher o tópico para o podcast é o início da jornada. O tema ideal é aquele que permite ter conteúdo para diversos episódios (certamente não queres abordar um assunto que se esgote rápido) mas que não seja tão genérico ao ponto de não ser distinto. Por exemplo, criar um podcast sobre “música” pode ser demasiado abrangente e pouco apelativo. Um podcast sobre “hip-hop” terá certamente outra relevância, pela sua singularidade.
Escolher o nome
O processo criativo para escolher o nome do podcast pode ser divertido, mas também pode ser exasperante. Olhando para o exemplo dado anteriormente, se o tema é “hip-hop” o nome não deve ser “O hip-hop dos 90’s”. A explicação é simples, porque se queremos falar do hip-hop de outras décadas, com este título, perde-se o contexto. Ao contrário do ponto anterior, o nome deve ser o mais genérico possível, para não limitar os temas a abordar.
Definir formato e estilo
Não existe um tamanho ideal para um podcast. Uns têm poucos minutos, outros chegam a ultrapassar a hora de programa. Tudo depende da quantidade de conteúdo relevante a abordar. No entanto não se deve variar muito no tempo. Se o ouvinte está habituado a uma hora de programa, não é aconselhável que o seguinte tenha apenas 10 minutos.
A forma é bastante importante. Se se opta, por exemplo, por fazer entrevistas, a audiência vai esperar sempre essa dinâmica. Alternar entre formatos não é aconselhável, a não ser com o devido contexto (momentos especiais como aniversário, eventos ou outros momentos especiais).
Deve também ser definido se haverá um co-apresentador ou se será a solo.
Estruturalmente, um episódio de podcast deve organizar-se da seguinte forma:
– Teaser (contexto rápido do episódio);
– Música/Jingle de introdução;
– Boas-vindas;
– Conteúdo;
– Despedida com apelo à ação (P.Ex.: Partilhe este episódio com os amigos nas redes sociais.);
– Música/Jingle final.
2 – Preparação
Criar imagem
A imagem que acompanha o podcast nas mais diversas plataformas é um dos fatores de decisão para se ouvir ou não. Uma imagem apelativa é essencial não só na hora de escolher o que ouvir, como, também, quando se partilha nas redes sociais. Se não tens experiência ou acesso a ferramentas profissionais como o adobe Photoshop, existem online diversas ferramentas gratuitas e fáceis de utilizar. Podes usar, por exemplo, o Canva. Antes de criar a imagem é importante saber as especificações que cada plataforma exige.
Criar intro e jingles
Para além dos softwares profissionais de criação de música, como o Fruity Loops ou o Ableton, encontras facilmente na internet plataformas de venda e até de uso gratuito, com vastos diretórios de músicas, sons e jingles. Basta escolher a gosto.
Reunir o equipamento necessário
Um bom microfone é requisito indispensável para a qualidade do som. Hoje em dia, as lojas de tecnologia mais conhecidas já possuem para venda equipamento dedicado aos produtores de podcasts.
Se optares por podcast com vídeo, vais precisar de outros materiais como uma câmara DSLR ou um tripé para o smartphone. O vídeocast é um fomato mais exigente pois requer algum conhecimento de gravação vídeo como planos, edição de imagem e iluminação.
Convidados
Se o formato é o de entrevista, está na altura de reunir os convidados. É importante criar um cronograma para agendamento e gestão pode ser bastante útil.
3 – Gravação e edição
A fase mais técnica do podcast é a que envolve gravar e posteriormente editar. Para quem não tem experiência, pode ser um pouco intimidante. Felizmente já existem ferramentas bastante fáceis de utilizar, como o Audacity ou o Alitu.
Se a opção for o videocast, podes optar pelo Adobe Premiere ou soluções mais económicas ou até mesmo gratuitas como o Movie Maker ou iMovie.
4 – Lançamento
Entretanto chegou a altura de encontrar um hoster para alojar o podcast. As hipóteses do mercado são as mais variadas. O Popcast, plataforma de podcasts 100% Portuguesa, aloja o teu podcast gratuitamente, permitindo a colocação do mesmo nas plataformas mais populares, como o Spotify, Google Podcasts e Apple Podcasts.
5 – Distribuição
Dá o teu podcast a conhecer ao mundo. Se não obtiveres os resultados desejados logo ao início não desesperes, construir uma comunidade em volta do teu conteúdo é um trabalho contínuo e moroso. Boa sorte!
E para concluir fica uma sugestão podes começar por fazer parte da primeira plataforma de podcasts 100% Portuguesa. O Popcasts é a plataforma ideal para publicar o teu podcast. Entra em contato connosco AQUI.