Tanto quanto se consegue apurar, em Portugal devem existir cerca de 300 podcasts independentes ativos (ou seja, podcasts com novos episódios publicados há menos de um ano). E um podcast de sucesso tem de ter 6 “C”s. Queres saber quais são? Lê este artigo até ao fim.
No número 300 que começamos por referir não estão incluídos, é claro, os títulos ligados a grandes empresas de comunicação – rádios, jornais e televisões. Esses são, evidentemente, muitos mais.
Portanto vamos focar-nos nos independentes:
Todos aqueles autores que tomam, sozinhos, a difícil decisão de fazer um podcast. Os que têm a coragem necessária para comunicar com o mundo através de um conjunto de episódios áudio.
Porque não é fácil tomar esta decisão de fazer um podcast independente. Não é só um hobby. Porque para conseguir ser consistente, ter qualidade e obter números, construir um podcast é um trabalho a tempo inteiro.
Só quem já fez ou faz, sabe o trabalho que implica fazer um podcast assim.
Mas, se não for assim, também não vale a pena! Ou melhor, podes fazer por puro divertimento. Ligas o gravador do telemóvel, o dictafone, e gravas o que tens para dizer. Publicas numa plataforma, porque até são gratuitas e pronto! Mas, isto não é bem um podcast…
Então, podes ter uma excelente ideia, mas para que ela resulte num conteúdo de qualidade há pelo menos 6 Cs que não podes ignorar:
1 – C de Consistência
Publicar o primeiro episódio pode ser muito divertido e estimulante. Mas, a partir daí, tudo pode acontecer. Os números são claros: 44% de todos os podcasts que existem, têm menos de 3 episódios publicados.
E dos quase 4 milhões de podcasts que existem no mundo inteiro, apenas 720 mil conseguiram ultrapassar o 10º episódio.
E destes 720 mil, apenas 156 mil têm episódios novos todas as semanas.
Em resumo é muito difícil ser consistente. Os recursos são escassos: tempo, ideias, convidados, vozes, oportunidades de promoção estão sempre em falta. A gestão é difícil e se os números não crescem, tão rapidamente como o autor espera, ao virar de cada esquina está o desejo de desistir.
Ou seja, de publicar todas as semanas, passamos a publicar apenas uma vez por mês… depois uma vez, de vez em quanto… até ao abandono final.
E uma ideia que, a princípio parecia tão boa, e ter tudo para resultar, afinal não resulta.
O público entretanto conquistado, perante a ausência de novos episódios, desiste também, e perde a vontade de clicar de novo no nosso programa.
Por isso, quando pensares em publicar o teu novo podcast, pensa antes se tens tempo e recursos para manter pelo menos uma temporada.
2 – C de Conteúdo Interessante
E se isto acontece quando a ideia é boa e o conteúdo interessante, imagina se não for ? Existem muitos podcasts cuja apresentação é “vou falar sobre mim e sobre o meu dia a dia, tenho opinião sobre tudo e mais alguma coisa e isto vai ser o meu podcast”!
Das duas uma: ou és um comunicador imbatível, um filósofo de mão cheia ou vives em “Narnia” e, de facto, tudo o que te acontece é fantástico. Se assim não for, vais conseguir fazer, com sorte, três episódios. A tua mãe vai ouvir, o teu/tua melhor amigo/a também e quem sabe conquistas um “hater” que te vai enviar mensagens desagradáveis nas redes sociais.
Exagero? talvez! Mas o melhor é estabelecer um plano. Papel, caneta, teclado de computador, folha de word/excel. Desenha uma grelha com pelo menos 10 episódios e escolhe um tema para cada um deles. Se tiveres assunto, excelente! Avança!
Ah! E escolhe um fio condutor: cinema, desporto, coleção de selos, o teu gato! É mais fácil, acredita!
3 – C de Critérios Assertivos
Quando começares o teu podcast faz escolhas criteriosas. Quanto tempo vai durar cada episódio? Vou publicar em que dia da semana ou do mês ? vou receber convidados ou vai ser uma aventura a “solo” ? o tom vai ser divertido ou mais sério e formal? Vou promover quando e onde, em que redes sociais vou marcar presença? Que imagem vai identificar o meu podcast, que sons vou utilizar? A tua audiência quer fazer do teu podcast um hábito. As surpresas podem ser bem-vindas, mas o desconforto de nunca saber o que vamos encontrar, não é a melhor receita para um conteúdo de sucesso. Antes de lançares o teu podcast, faz escolhas e mantem-te fiel, ao plano inicial.
4 – C de Conforto de Escuta
Este “C” é muito importante. Mas, mesmo muito importante! Não existe nada mais desagradável do que clicar no “play” e não conseguir ouvir em perfeitas condições o que está a ser dito.
A imagem pode estar ótima, o título pode ser muito sugestivo, o assunto pode ser superinteressante, mas se o som não tem qualidade… se tens de fazer um esforço para ouvir e perceber, se o pivot está em cima do microfone, mas a voz do convidado está no fundo do túnel, já perdeste metade dos interessados.
Sons saturados, estalidos desnecessários, as obras do vizinho, não são a melhor sonorização para o teu podcast.
Num conteúdo onde cada som pode valer mil imagens, o audio tem de ser cuidado. O ambiente tem de soar da maneira certa.
Se queres ter um conteúdo de qualidade investe num microfone de qualidade e procura um local minimamente isolado para gravares.
A clareza do som, a proximidade da voz, a ausência de ruídos incomodativos pode fazer muito pelo teu conteúdo.
5 – C de Comunidade
É por causa dela, da comunidade, que o teu podcast tem de ser um bom conteúdo. Da comunidade fazem parte todas aquelas pessoas que ouvem e reagem ao teu podcast. Gostam, seguem, enviam comentários e sugestões!
Aquilo que dizes no teu podcast tem impacto no dia a dia destas pessoas e como tal queres oferecer-lhe o melhor em cada novo episódio. Queremos oferecer um conteúdo pensado, estruturado, com bom som, que faça sentido.
Um estudo recente veio revelar que o “boca a boca” continua a ser o impulsionador mais forte do crescimento dos podcasts, já que mais de metade dos entrevistados (55%) disseram que descobrem novos podcasts através da recomendação de um membro da família, amigo ou colega de trabalho no seu círculo social.
E as pessoas só recomendam aos amigos e à família aquilo que gostam ou que acham que tem qualidade.
6. C de Confiança
E depois de tudo isto publica e confia.
Se te preparaste, planeaste e fizeste o trabalho de casa, o teu podcast tem de ter qualidade.
Por isso, marca a data e lança o teu conteúdo.
E não te esqueças de o integrar na primeira e única plataforma divulgadora e impulsionadora de conteúdos de língua portuguesa – o Popcasts
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